Nossa história

O Instituto Bíblico Aliança começou na cidade de Curitiba, no Paraná, em 1973, com o oferecimento de disciplinas avulsas da Vida de Jesus Cristo e Evangelismo Pessoal. No ano seguinte, o curso noturno regular foi oferecido três vezes por semana, nas  dependências da Igreja Central, e foi chamado “CETRA” (Centro de Treinamento da Aliança). Havia 13 alunos participando neste primeiro ano. Foi desenvolvido um currículum de dois anos, integrando cursos por extensão com cursos presenciais. O corpo docente era composto em grande parte por missionários (Darrell Smith, Thomas Kyle e David Jones).

Em 1975, um terceiro ano foi acrescentado ao currículum para completar um curso de “Diploma em Teologia”. Em 1981, o Instituto Bíblico Aliança cresceu chegando a ter mais de 50 alunos, tendo programas de estudos nas áreas de música, teologia, e ministério. Estão incluídos neste número vários jovens de outras regiões do país e muitos jovens de outras denominações em Curitiba. O corpo docente incluia vários missionários (David Jones, Thomas Kyle, James e Anna Hemminger, James e Billy Jo Medin e Ilda e Larry Jenks), e um grupo crescente de pastores brasileiros da cidade. Desde então houve um declínio no número de alunos das igrejas da Aliança, e tendo em vista a mudança de enfoque da missão Aliança Cristã e Missionária no Brasil, o IBA em Curitiba foi fechado em 1988.

Com o fechamento do Instituto Bíblico Aliança em Curitiba, e a necessidade de um centro de treinamento de pastores em São Paulo, David Jones preparou o projeto para a formação de um novo Instituto Bíblico Aliança. Com o apoio da Missão e da ACEMBRAS, o Instituto Bíblico Aliança reabriu suas portas em 1991, agora na cidade de São Paulo, nas dependências da Igreja Aliança do Brooklin, com 12 alunos. A primeira turma se formou em 1994, com quatro formandos.

Desde 1999, adotou o nome de “Seminário Bíblico Aliança” para melhor refletir os programas de formação teológica e pastoral que foram então implantados: Licenciatura Curta, Licenciatura Plena e Bacharelado. Atualmente o SEMIBA conta com local próprio, com sala de aula, biblioteca e escritório. O corpo docente conta atualmente com professores com formação em nível de mestrado ou doutorado.